Câmara Inversa

domingo, fevereiro 05, 2006

E se a moda for...

Já é muito falado o fato de as mulheres serem estranhas e insatisfeitas, obstinadas em seguir um modelo ideal e surreal, fazer todas e quaisquer loucuras para isso. Eis que há algum tempo vi este site japonês ensinando a "ocidentalizar o olhar".


Talvez vocês não estejam acreditando, ou entendendo muito bem. Elas literalmente passam cola nos olhos e grudam a palpebra para que os mesmos pareçam maiores. Só que a tendência agora, pelo menos no mundo da moda, é que daqui há algum tempo os traços orientais sejam os mais valorizados. Como assim? É simples, ao contrário do que pode parecer, a moda que se vê nas passarelas segue um fluxo initerrupto, guiado pela cultura, pelo comportamento. Assim como no Brasil a mulherada usa a roupa da personagem da novela, em um âmbito global os produtos culturais mais difundidos também influenciam a mulherada. Um exemplo? Moulin Rouge. Até hoje, em vários países, estilistas se inspiram neste filme para criar suas coleções. Com o Moulin Rouge veio a moda de roupas românticas e cheias de babados, brincos cheios de pedrinhas. Outro? Avril Lavigne. Péssimo exemplo. Agora há todo um movimento rumo ao oriente. Filmes como O Tigre e o Drangão, Herói, O Último Samurai e, agora, Memórias de uma Gueixa mostra o interesse por uma outra estética. Nunca se comeu tanto sushi, yakisoba, frango xadrez. Cada vez mais pessoas se dizem simpatizantes do Zen budismo. Que seja, já estou me alongando muito. Parece que a moda, ou o mundinho fashion, ou o que lá que seja que determina isso, está a procura de um visual de olhinhos puxados. Exótico. Juliana Imai, modelo brasileira com decendência japonesa foi uma das que mais fizeram sucesso na São Paulo Fashion Week. Que seja, mais uma vez. Se a tendência se confirmar, o que as mulheres ocidentais serão capazes de fazer para ter olhos puxados? Sim, porque para ter cabelos lisos já foi provado que se faz de um tudo. O que o futuro nos reserva?

2 Comments:

  • Que isso Gabi...inacreditável! Cola?!

    O ocidente nunca foi tão "cool" ...rs

    bjs!

    By Blogger Bruno Leal, at fevereiro 06, 2006 3:27 PM  

  • Isso é bem verdade, sabia?! E é algo que já passou pela gastronomia. Mas acho inevitável, principalmente com uma cidade como São Paulo... No aeroporto, dá até pra desconfiar que você pousou por engano no Japão... :-)

    By Anonymous Fábio, at fevereiro 06, 2006 4:02 PM  

Postar um comentário

<< Home