Câmara Inversa

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

John Adams


John Adams é um dos maiores compositors vivos. Com duas graduações em Harvard, Adams lecionou no San Franicisco Conservatory of Music, passando posteriormente ao cargo de compositor in Residence da San Franicisco Symphony. Em 1985, Adams iniciou uma colaboração com a poetisa Alice Goodman e o diretor Peter Sellars, que resultou em duas óperas: Nixon in China e The Death of Klinghoffer. Vencedor do prêmio Pulitzer 2003, John Adams é atualmente o Composer in Residence do Carnegie Hall, cargo que era ocupado por Pierre Boulez. Adams também regeu a Ensemble Modern, com obras como Uncle Meat e G-spot Tornado de Frank Zappa, em 1996.

Shaker Loops, escrita em 1978 no centro do minimalismo americano, contribuiu para que John Adams fosse considerado um dos maiores compositor vivos e continua a ser um de seus trabalhos mais executados. Sua técnica de repetição de fragmentos melódicos foi emprestada do trabalho pioneiro de Steve Reich com experimentações em fitas.

Aqui temos um bom exemplo do que foi chamado de “Looping Music”. Este estilo criativo valoriza a repetição de um tema, que pode ficar limitado a uma simples melodia ou permitir o acréscimo de texturas sonoras complexas que se sustentam por si mesmas ou usadas como um fundo atmosférico ou rítmico para solo ou outras expressões musicais.

Link para "John Adams - Shaker Loops - 02 -Hymning slews":

http://z13.zupload.com/download.php?file=getfile&filepath=5113