Câmara Inversa

quarta-feira, abril 26, 2006

Pensamento



« A MORTE DE ICARO » Pieter Bruegel

TRABALHO E CAPITALISMO : UMA REFLEXÃO ETIMOLÓGICA

O pintor renascentista Pieter Bruegel representa a morte de Ícaro como uma alusão à morte do mito, e uma chamada para o trabalho, representado pelo camponês arando a terra. Sair do obscurantismo medieval e passar para o novo contexto mercantil em profusão: esta é a mensagem.

O trabalho é a força fundamental da sociedade de consumo. Todavia, os sofrimentos conseqüentes logo se apresentariam. Desde o Gênesis, Deus já havia imposto ao homem – como conseqüência do pecado - conseguir seu alimento com o suor de seu trabalho. A palavra trabalho vem do latim tripalium, que é um tipo de cruz em que os criminosos eram crucificados. Esta cruz todavia possui três paus. No quadro em questão, a lavoura representa o trabalho. Lembre-se que trabalho em latim e italiano é lavoro.

Capitalismo vem do latim capitalis, “da cabeça” (como em renda per capta – por cabeça). Pode-se dizer que capitalismo é da cabeça no sentido que representa uma “visão de mundo”, uma maneira de entender a realidade. Esta maneira é a seguinte: o acumulo de capital através do lucro é a meta a se atingir, a partir da idéia de que tudo pode se tornar em dinheiro (como no delírio de Midas, rei dos frígio que pediu a dionísio que transformasse tudo que ele tocasse em ouro. Ele quase morreu de inanição. Teve que se banhar no rio Pactolo para passar o feitiço. Neste rio hoje há ouro.

As palavras “mercado” e “mercadoria” ambas vem da raiz latina merx, que é a mesma base de Mercúrio, deus romano dos comerciantes e ladrões. Mercúrio é associado ao deus grego Hermes, o rápido mensageiro que tinha asas em suas botas. Foi devido a sua alta velocidade que o planeta Mercúrio recebeu este nome. Assim, mercado está associado à idéia de velocidade, fundamental para o capitalismo. Vide os novos meios de transporte e de comunicação. Curiosamente, a palavra inglesa para velocidade, speed, vem do inglês antigo sped, que significa “sucesso”, “prosperidade”.

Mercúrio é também um metal prateado que na temperatura normal é líquido e inodoro. Geralmente quem foi intoxicado pelo vapor do mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento nas gengivas, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Mas pode contaminar-se também através de ingestão. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração. Tomara que a humanidade perceba os sintomas da contaminação antes que seja tarde…

3 Comments:

  • interessante metáfora! Velocidade, prosperidade, sucesso, mercado, trabalho, destruição, exclusão, violência...o senhor das guerras rege Mercúrio?

    By Anonymous Anônimo, at maio 08, 2006 2:50 PM  

  • Com certeza. Parece que Ares (Marte), o deus da guerra, subjugou Mercúrio (Hermes).

    Há, porém, uma exceção em Ares quanto a seu gosto pe guerra: ele era afetado por Afrodite e teve um longo caso de amor com ela. Homero conta em sua Odisséia uma história sobre o deus sol, Hélio, iluminando o casal que desfrutava de seus encantos e relatando seu local de encontro para Hefesto, marido de Afrodite.

    O grande ferreiro preparou uma rede especial com a qual prendeu o casal em um abraço apaixonado.

    Ele ofereceu exibir o casal preso na rede para os deuses do Olimpo, mas as mulheres foram contra.

    Homero afirma que muitos dos deuses masculinos se ofereceram para trocar de lugar com Ares.

    Quem se habilita?

    By Blogger Daniel Lopez, at maio 16, 2006 1:15 PM  

  • Really amazing! Useful information. All the best.
    »

    By Anonymous Anônimo, at agosto 18, 2006 6:13 AM  

Postar um comentário

<< Home