Câmara Inversa

domingo, fevereiro 26, 2006

Cinema

Considerações sobre o Careca


Não sou uma pessoa de ligar para o Oscar como premiação; nos últimos anos, a tendência em premiar o que havia de mais convencional no cinema afastou qualquer verdadeiro amante do cinema. Preciso listar? Ok, um refresco de memória:

2002 - Uma Mente Brilhante - Qualquer um que rever hoje, percebe o quanto é medíocre. E Ron Howard, diretor medíocre por natureza, levou o prêmio de ninguém menos do que David Lynch, Robert Altman e Peter Jackson, no primeiro e melhor episódio da saga do anel. Se a história era matemático com problema, a dica da vez era assistir à magistral peça "A Prova", com a excelente Andréa Beltrão.

2003 - Chicago - Qual é a importância desse musical para o cinema e a nossa vida, de novo? Ah, tá... E nesse ano tinha o excelente "As Horas"...

2004 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei - Tudo bem, esse o Peter Jackson merecia, apesar de o seu concorrente, "Sobre Meninos e Lobos", ser o melhor filme que Clint Eastwood já dirigiu. E isso não é pouco...

2005 - Menina de Ouro - Merecido, até porque, dos que concorriam, era mole o melhor.

Se retorcedermos ainda mais, podemos de lembrar de anos como 2000, em que nenhum dos indicados (Gladiador, o vencedor, O Tigre e o Dragão, Chocolate, Erin Brockovich e Traffic), talvez só com exceção deste último, possui uma ressonância tão forte hoje quanto um pequeno e magistral filme esquecido, chamado "Billy Elliot", um tratado sobre os (tão atuais) anos de ferro de Margaret Thatcher na Inglaterra.

Este ano, contudo, eu ligo. E muito. A principal razão está não apenas na qualidade da maioria dos indicados, apesar de ela contar muito: "Brokeback Mountain" é o melhor (sim!) filme de Ang Lee até hoje e um retrato de uma geração inteira centrado em dois indivíduos e as paisagens de um país em mudança ao seu redor (um filme ultra subversivo para os padrões de hoje, em que a renúncia a um amor sequer constitui uma opção) - algo que um dos roteiristas já fizera no magistral "A Última Sessão de Cinema"; "Boa Noite, e Boa Sorte" é, espero, a primeira obra-prima de George Clooney, um filme impecável em todas as suas escolhas; "Munique" é o melhor filme que Spielberg já fez e segue uma estrutura incomum aos filmes hollywoodianos de hoje, muito próxima ao que se fazia na décadas de 60 e 70 e que o próprio diretor ajudou a destruir com filmes como "Tubarão".

Os outros dois principais indicados não contam muito pra mim, contudo. "Crash" é um péssimo filme; o diretor e roteirista Paul Haggis (o responsável pelo roteiro inconstante de "Menina de Ouro") parece ter um complexo de Deus e achar que o espectador é burro o suficiente pra engolir as tolices e clichês que desfila na tela. Infelizmente, a crítica de lá e alguns críticos do Globo foram. Ah, e não nos esqueçamos que tem Sandra Bullock... "Capote" falei há pouco tempo: não passa de um filme mediano a competente.

Se individualmente a perspectiva dos indicados é muito boa, ela fica ainda mais interessante quando olhamos o todo. A grande maioria trata de dois temas de forte repercussão: a política e o homossexualismo. No caso do primeiro, destaque para os filmes de Clooney, Spielberg, "Paradise Now", "Capote", "Brokeback Mountain" (mais político diante de um governo conservador como esse impossível!) e os ótimos "Syriana" e o "O Jardineiro Fiel". No segundo caso, além do filme de Lee, estão "Capote" (ele era homossexual) e "Transamerica" (um excelente filme sobre um travesti que, às vésperas de uma operação de mudança de sexo, descobre que tem um filho adolescente - falo mais dele numa outra oportunidade). Isso sem contar filmes com temáticas mais adultas, como o novo de Woody Allen.

Foi como se os membros da Academia tivessem acordado de uma ressaca e visto que premiar filmes de fantasia ou quaisquer dramas não era suficiente. Eles precisavam ter o que dizer. Precisavam explorar o que uma linguagem tão rica e complexa como a cinematográfica tem a oferecer. Não sei ainda se vou assistir. De qualquer forma, a declaração foi feita. A política parece novamente bem-vinda no mainstream do cinema americano. E eu torço que daqui em diante, esteja cada vez mais presente. Ah, tem a cereja no topo do sundae (que leva calda de política também): o Oscar honorário ao grande Robert Altman.

****************************************

Carnaval pacato... Tava vendo a MTV outra hora. Se sempre fosse assim (só passasse clipes), eu seria espectador assíduo...

***************************************

Bom, resolvi copiar meu caro companheiro Daniel e dar uma de pirata para o bem da cultura, já que as bostas das rádios cariocas não tocam o que de melhor acontece no mundo da música. Abaixo, o link para um arquivo com cinco músicas de algumas das bandas de rock atuais de que mais gosto (viu, Gabi, não pode reclamar mais que não consegue achar :-)). Depois me digam o que acharam:

1 - Arcade Fire - Neighbourhood #1 (Tunnels) - primeira faixa de cd de estréia do grupo canadense. Atenção ao piano de abertura e à letra e à música que parecem nos transportar direto para os nossos sonhos mais profundos e nostálgicos. Fizeram o melhor show que vi até hoje...

2 - Arctic Monkeys - Perhaps Vampires is a Bit Too Strong - faz parte do cd de estréia dos moleques ingleses. Começa como uma surf music, envereda por um rock direto (em que voz acompanha ritmo de guitarra e baixo), para depois ter uma parada e uma quebra de ritmo fenomenais. Eles sabem tocar...

3 - Death Cab for a Cutie - We Looked Like Giants - um cruzamento de Radiohead com um rock mais comercial. Mistura rock orgânico com eletrônica como poucos fazem hoje.

4 - Mercury Rev - Opus 40 - o grupo britânico faz um rock que parece nos transportar pra outra dimensão, repleta de beleza e encantamento com a bela voz do vocalista e os arranjos de órgão.

5 - Belle and Sebastian - Sukie in the Graveyard - uma das faixas do novo cd da banda escocesa. Clima up (num cruzamento de Beach Boys com Frank Zappa), letras irônicas e literariamente perfeitas, além de linhas de baixo excepcionalmente poderosas, que fizeram The Edge e Adam Clayton, do U2, entrarem no site da banda para elogiar (o álbum novo como um todo, mas destacaram essa música).

http://rapidshare.de/files/14223884/Rock_Contemporaneo.zip.html