Câmara Inversa

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Arvo Pärt



Arvo Pärt nasceu em Paide, Estônia, em 11 de setembro de 1935, e cresceu em Tallinn. De 1958 a 1967 trabalhou como diretor de gravação e compositor para cinema e televisão para a divisão de música da Rádio Estoniana. Durante este tempo, estudou composição com Heino Eller no conservatório de Tallinn, graduando-se em 1963.

Seus primeiros trabalhos, escritos enquanto ainda era estudante (um quarteto de cordas e algumas peças neoclássicas para piano) demonstravam a influência dos compositores neoclássicos russos como Shostakovich e Prokofiev.

O primeiro trabalho de Arvo Pärt para orquestra chamado Necrolog (1960) inaugurou uma nova fase experimental e também foi a primeira obra Estoniana a usar o método dodecafônico, criado por Schoenberg. Esta composição serviu de base para experimentos com serialismo e técnicas aleatórias.

Duas de suas primeiras composições para coral, a catata para crianças chamada Meie Aed (Nosso Jardim), e o oratório Maailma Samm (O Passo do Mundo), ganhou o Prêmio Jovens Compositores de Moscou. Um terceiro trabalho coral deste período é uma composição de uma página chamada Solfeggio, que consiste em uma série de escalas maiores, que mais parece um exercício, mas a maneira com que as escalas são vocalizadas torna-a uma peça agradável e acessível.

Sua Sinfonia Nº 1 (Polifônica) foi dedicada ao professor Eller e é notável por sua clara estrutura de doze notas, serialismo integral e excursões em tonalismo. Outra de suas composições, Perpetuum, foi matematicamente concebida, em que uma nova nota e um novo rítimo (derivado de duas séries que contém 12 figuras de igual duração) vai sendo acrescentado ao grupo de instrumentos.

MP3 - Arvo Part
Link para Arvo Part - Kronos Quartet - String Quartet No.5

http://z08.zupload.com/download.php?file=getfile&filepath=21164

http://rapidshare.de/files/12295119/Arvo_Paert_-_Fratres.mp3.html

http://rapidshare.de/files/12295418/Arvo_Part_-_Spiegel_im_spiegel_.mp3.html

http://rapidshare.de/files/12296011/Arvo_Part_-_Stabat_Mater__2004__-_08_-_Zwei_Sonatinen_for_piano_op1-2_Allegro_energico.mp3.html

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home