Câmara Inversa

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Música

Return To Forever



O Return to Forever, fundado por Chick Corea, foi um dos conjuntos mais influentes do fusion. O grupo teve diversas versões ao longo dos anos 70, todas mantendo a espinha dorsal formada por Corea e pelo contrabaixista Stanley Clarke.

Nascido em 1971, com uma proposta musical bastante próxima da música brasileira e do latin jazz, o Return to Forever contava, na primeira formação, com Chick Corea aos teclados, mais Clarke ao contrabaixo, Airto Moreira à percussão, Flora Purim aos vocais, e Joe Farrell aos sopros. (A propósito, “Return to Forever” foi o título do primeiro tema que Corea compôs para o grupo.) A banda estrou no Village Vanguard em New York em novembro daquele ano; em 1972 gravou o primeiro disco, Return to Forever, pelo selo ECM, e em 1973 gravou Light as a Feather.



Com a saída de Farrell, Airto e Flora, em 1973, Corea convocou o guitarrista Bill Connors, o baterista Steve Gadd e o percussionista Mingo Lewis. Gadd logo seria substituído por Lenny White. O resultado dessas mudanças foi um som menos brasileiro-latino e bem mais próximo do rock progressivo, com amplo uso de sintetizadores. O grupo gravou Hymn of the Seventh Galaxy, que foi um sucesso. Em 1974, Connors também saiu, sendo substituído por um curto período por Earl Klugh, e depois, em caráter permanente, por Al Di Meola (então com 19 anos). Essa formação gravaria Where Have I Known You Before, No Mystery e Romantic Warrior - todos lançamentos de grande sucesso nas paradas. (No Mystery ganhou o Grammy de 1975 por melhor performance de grupo de jazz, e Romantic Warrior recebeu um disco de ouro).

Ocorreu então mais uma reformulação no grupo. Joe Farrell voltou aos sopros e Gerry Brown assumiu a bateria. A esposa de Corea, Gayle Moran, que fazia parte da Mahavishnu Orchestra, veio para se encarregar de vocais e teclados. A eles juntou-se um naipe de metais composto por John Thomas e James Tinsley (trompete), Jim Pugh e Harold Garrett (trombone). Com esta formação foi gravado o disco Musicmagic (1977), mais um sucesso nas paradas. Em maio, o grupo (com a inclusão do trombonista Ron Moss) realizou uma turnê e gravou um disco ao vivo em New York, Return to Forever Live, que seria lançado somente em 1979. Depois dessa turnê, o Return to Forever se desfez. Em 1983, Corea, Clarke, Di Meola e White se reuniriam para reeditar o grupo durante uma turnê apenas.

LINKS PARA BAIXAR AS MÚSICAS:

http://rapidshare.de/files/13503434/RETURN_TO_FOREVER_Romantic_Warrior_6._Duel_Of_The_Jester_And_The_Tyrant.mp3.html

http://rapidshare.de/files/13537933/Return_To_Forever_-_Medieval_Overture.mp3.html

2 Comments:

  • deixa meu irmão ver esses links naum.... hauhauhauah

    abraço

    eu gosto do corea, tem umas coisas dele aqui. o único problema é q esses shows são sempre muito caros.... santana vem ai tb!

    By Anonymous Anônimo, at fevereiro 25, 2006 4:22 PM  

  • Não conhecia essa banda, mas já estou muito interessado. Foi só falar em rock progressivo...

    By Blogger Fábio Silveira, at fevereiro 25, 2006 4:52 PM  

Postar um comentário

<< Home