Câmara Inversa

sexta-feira, março 03, 2006

Música Erudita

Schoenberg





Nasceu em Viena, Áustria, em 13 de setembro de 1874. Morreu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, em 13 de julho de 1951.

Renovador da linguagem musical do século XX, criou o método composicional conhecido como dodecafonismo, marco decisivo na evolução da música.

Como professor, exerceu particular influência sobre os músicos austríacos Alban Berg e Anton Webern.

Suas obras iniciais estão inseridas na tradição pós-romântica, embora já denotem um sentimento composicional revolucionário. Mais tarde, buscando sempre harmonias mais expressivas, substituiu em sua música as tonalidades e escalas comuns (o modelo tradicional de harmonias tonais) por uma textura musical em contínua mutação, onde cada som isolado tinha igual importância. Era o atonalismo (pantonalismo, segundo ele), que platéias absolutamente chocadas acharam que fosse um pesadelo auricular. Explicitou esse sistema teoricamente em Harmonielehre (Tratado de Harmonia).

Depois da Primeira Guerra Mundial, começou a desenvolver o método dodecafônico, em que cada composição é estruturada a partir de uma série, formada por 12 notas diferentes, da qual derivam todas as variações harmônicas e melódicas.

Sua obra, quando se consegue seguir suas obsessões, é muito sedutora. Ele é uma espécie de compositor para compositores, mais admirado por músicos profissionais do que amantes da música comuns. Mas, apesar de, a uma primeira audição, sua música soar realmente tão caótica e desordenada quanto os sonhos, ela é construída lógica e honestamente, e a cada nova audição esta lógica se torna mais aparente, tornado-a poderosa e emocionante.

Apesar de seu prestígio como compositor e teórico, a ascensão do nazismo obrigou-o a emigrar para os Estados Unidos, onde passou o resto de sua vida e cuja nacionalidade adquiriu em 1941.


Links Schoenberg:

http://rapidshare.de/files/13368891/Schoenberg_-_Mondestrunken.mp3.html

http://rapidshare.de/files/13369622/Schoenberg.rar.html

2 Comments:

  • Já conhecia Schoenberg. O tipo de música que ele faz é realmente bem diferente (e, talvez por isso mesmo, muito interessante).

    By Blogger Fábio Silveira, at março 07, 2006 8:56 AM  

  • Olá! Os links já não estão mais funcionando... é possível postar novamente alguma coisa de Schoenberg?

    By Anonymous Anônimo, at novembro 06, 2006 1:17 PM  

Postar um comentário

<< Home