Câmara Inversa

terça-feira, abril 15, 2008

A Gênese do Etos: Um ensaio sobre o etos pré-discursivo - Por Daniel Lopez

O trabalho que aqui se apresenta visa a explorar o modus operandi do etos pré-discursivo, ou seja, criar um modelo que explique de que maneira o etos pré-discursivo é gerado, acumulado e retomado pelo locutor em uma enunciação futura. É neste nível de uma micro-genealogia, cujo âmbito interdiscursivo se dá entre discursos diferentes proferidos por um mesmo locutor, que se insere apresente pesquisa.

No primeiro capítulo, sob o título "A Gênese do Etos pré-discursivo", oferecemos uma definição do que seria o etos pré-discursivo, a partir da idéia de discurso e do que seria o pré-discurso, chegando a propor o princípio do "Primado do Pré-Discurso". Em seguida, através de uma exploração das teorias de Bourdieu concernentes à "Economia das Trocas Simbólicas" e da análise de Foucault sobre o quadro Las Meninas, buscamos fechar ainda mais as fronteiras do nível pré-discursivo do discurso.

No segundo capítulo, apresentamos nosso modelo que visa a explicar a maneira pela qual o etos pré-discursivo e gerado, acumulado e retomado pelo locutor em uma enunciação futura. O modelo se chama "Magnificação Trófica", em referência a um fenômeno da biologia em que uma determinada substância vai sendo acumulada em um organismo vivo através das diversas cadeias alimentares, em comparação à acumulação daquilo que chamamos de "índices descritivos" (que comporiam o etos de um locutor) através das sucessivas enunciações.

A título de exemplificação, abordamos dois textos em que o locutor busca rever seu etos pré-discursivo, a fim de adequá-lo a um determinado objetivo. O primeiro é uma entrevista com a atriz e jornalista Cynthia Benini, que busca legitimar sua posição de jornalista através de uma revisitação de sua imagem pregressa de atriz. O segundo texto se refere a uma carta enviada pela diretoria da empresa aérea TAM aos familiares das vítimas do acidente ocorrido em 17 de julho de 2007, no aeroporto de Congonhas. A carta visa a contrapor o etos negativado que afetou a imagem da empresa após o acidente, também através de uma revisitação de seu etos pré-discursivo.
Para baixar o texto na íntegra, clique no link abaixo:

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home